quinta-feira, 8 de julho de 2010

O melhor das entrevistas de Eclipse

fonte: pipoca moderna




O sucesso nas bilheterias de “A Saga Crepúsculo: Eclipse” confirma que a franquia de vampiros, criada pela escritora Stephenie Meyer, é fenomenal. Mas para garantir que tudo corresse conforme o esperado, os envolvidos na produção enfrentaram uma maratona de divulgação, que foi intensificada na última semana. Entrevistas coletivas ao vivo, online, televisivas, individuais e exclusivas arrastaram astros e equipe técnica para a frente dos flashes e holofotes. Confira abaixo os melhores momentos desse cara a câmera com a mídia, concentrados em 10 tópicos que revelam todo o fascínio causado por essa apoteose crepuscular.

Diretores diferentes
Moviesonline: Vocês tem um novo diretor a cada filme. Têm que explicar seus personagens toda vez a cada diretor?
Robert Pattinson: É interessante. No primeiro, todos tinham idéias específicas e todos estavam batendo a cabeça o tempo todo, discutindo como o personagem se comportaria. Então, quando Chris Weitz chegou para “Lua Nova”, ele basicamente disse que gostou do que os atores fizeram no primeiro filme e seguiu nessa direção. Então, David Slade chegou e ele queria que eu fizesse tudo completamente diferente. Fui discutir sobre a evolução do personagem e a consistência dos dois filmes anteriores e foi como isso não importasse, porque ele queria mesmo algo completamente diferente. É fácil ficar estagnado se você interpreta o mesmo personagem e com “Eclipse” senti que estava fazendo um filme completamente diferente, um personagem completamente diferente. Então, sim, essa alternância é boa e é um desafio.

Lobisomens descamisados
Revista Time: Taylor Lautner descamisado na tela tornou-se uma piada internacional. Mas, ao invés de reduzir isso em “Eclipse”, você faz uma piada sobre isso.
Wick Godfrey (produtor): Esses filmes têm que se zoar, se quiser. “Lua Nova” foi um filme muito sério, deprimente, que as pessoas sentiram que tinham perdido um pouco do humor dos livros. Essa brincadeira passou a ser minha.

Substituindo Victoria
Revista Time: Rachelle Lefevre, que interpreta Victoria nos dois primeiros filmes, teve de ser substituída em “Eclipse”. Você disse que era um conflito de agenda da parte dela. Perder um sucesso de bilheteria por problema de agenda? Como isso acontece?
Wick Godfrey: Acho que o empresário dela acreditou que estaria tudo bem e que ela poderia fazer os dois projetos ao mesmo tempo, sem realmente entender as realidades da nossa programação. Nosso cronograma previa filmá-la nas duas primeiras semanas e essas foram as semanas que ela não estava disponível. Essa foi uma dura lição. Como produtor, você pode contornar conflitos de agenda quando tem mais tempo para definir o cronograma, mas quando você descobre no último minuto, você não pode. E isso foi devastador para ela e para nós. Embora as pessoas prefiram relatar de forma diferente, ninguém gosta de substituir as pessoas em uma franquia. Você não quer balançar o barco.

Armando a barraca
Entertainment Weekly: Uma cena que os fãs estão morrendo para ver se passa na barraca durante a nevasca. Jacob aquece Bella com seu corpo porque Edward tem sangue frio e não pode fazer isso.
Taylor Lautner: A cena da barraca é provavelmente minha favorita, porque é a primeira vez que Edward e Jacob realmente podem se conectar e entender um ao outro.

Entertainment Weekly: Quantas tomadas levou para conseguir essa cena?

Taylor Lautner: Originalmente dois dias para filmar, e então um dia inteiro para refilmagens.
Entertainment Weekly: Porque?
Robert Pattinson: [O diretor] queria que ficasse mais erótico. Sério.
Kristen Stewart: É verdade. No livro há uma grande tensão sexual. Como estou dormindo, Jacob está encarando meu corpo vulnerável, e ele está pelado nesta p**** de saco de dormir porque você se aquece mais rápido desse jeito, e Jacob e Edward estão se equilibrando um ao outro. (…) E prestes a se beijar…
Taylor Lautner: Algumas horas parecia mesmo.
Robert Pattinson: Pra começar, você está sempre sem camisa, e aí na cena da barraca eu literalmente agarrei o seu peito. E é muito difícil se manter no momento. Também, na cena da barraca, eu não consigo superar o fato de que a palavra thought (pensamento) soa como fart (peido).
Kristen Stewart: A palavra thought não soa como fart.
Robert Pattinson: Soa sim.
Kristen Stewart: Talvez porque você seja inglês.
Robert Pattinson: A fala de abertura dessa cena é “Você pode pelo menos manter seus peidos para si mesmo?” Eu não consegui superar isso.

Beijos e beijos
Teen Hollywood: Houve alguma cena que tenha sido desafiadora para você?
Kristen Stewart: Eu não tive que correr tanto como foi no segundo filme, então a ação não foi difícil. Uma das cenas mais desafiadoras provavelmente foi beijar Jacob de verdade e ver que havia um caminho diferente a seguir que também era desejável. Aquele beijo é o principal momento de Bella no filme. Também é um erro e eu sempre digo que Bella comete muitos erros e ela está disposta a cometê-los. Eu acho legal vê-la um pouco envergonhada e, ao mesmo tempo, assustada.

Chicago Tribune: E sobre aquela cena de beijo com a Kristen? Eu sei que vocês dois são muito bons amigos. Isso deve ter sido um pouco estranho.
Taylor Lautner: Nós somos amigos muito próximos, mas eu não diria que foi estranho. Depois que terminamos o primeiro take da cena do beijo, havia uma espécie de vapor, houve um momento de silêncio e então nós nos olhamos e ela disse “Ewww, nós acabamos de nos beijar… Estranho.” E então nós tivemos que fazer isso de novo e de novo. Depois de um tempo, ficou meio mecânico.

Marie Claire: Como foi a filmagem dos beijos entre Edward e Bella?
David Slade (diretor): Esse tipo de coisa é sempre complicado de filmar e você sempre tem que criar um ambiente confortável para os atores. Nós fizemos em um set fechado. Não havia conversas e brincadeiras em volta e todo mundo tratou esse assunto muito profissionalmente – essa é a forma de se trabalhar.

Marie Claire: Como eles se comportaram durante a filmagem da cena?
David Slade: Eles não pareciam estar nervosos, eles estavam bem um com o outro. Nós filmamos aquela cena na última noite e parece que foi maravilhoso. Tudo fluiu muito bem.

Teen Hollywood: Então, quem beija melhor, Dakota Fanning, Rob Pattinson ou Taylor Lautner?
Kristen Stewart: Dakota. Eu tenho que dizer isso porque é mais fácil.

O casal Robsten
TFantástico: Quando você e Kristen vão assumir que são um casal?
Robert Pattinson: Quando o sol ficar negro.

Revista Time: Todo mundo está falando sobre o que está acontecendo na vida real entre Robert Pattinson e Kristen Stewart. Isso é bom para os negócios?
Wick Godfrey (produtor): Isso não afeta o nosso o âmago dos nossos negócios de forma alguma. A única coisa que eu penso sobre isso é ‘Oh meu Deus, espero que eles fiquem juntos’. Porque poderia ser embaraçoso nas filmagens do filme seguinte se eles tivessem um enorme rompimento. É como eles têm que retratar essa história de amor através de mais dois filmes. Deus, espero que fiquem juntos; por favor, fiquem juntos. Isso é o que afeta o meu dia-a-dia.

Revista Time: Mas isso é o sonho de todo relações públicas: eles estão em todas as capas.
Wick Godfrey: As pessoas continuam a noticiar isso? Se você olhar para as pessoas que têm uma vida pessoal estável, os tablóides se cansam delas. Acho que estamos caminhando para um momento em que eles estão juntos e essa é a vida deles e, para as revistas de fofoca talvez seja melhor encontrar alguém novo para criar um drama.

Comportamento de estrela
Dallas News: Kristen Stewart, que interpreta Bella nos filmes de Crepúsculo, tem uma reputação de viver de cara feia. É verdade?
Dakota Fanning: Kristen se tornou uma de minhas melhores amigas [as duas também apareceram juntas em “The Runaways”], e ela é uma das pessoas mais fantásticas e amáveis que conheço. Ela é uma das melhores amigas que você poderia ter. Ela não vive de cara feia. Ela é simplesmente muito passional a respeito do que faz; quer fazer seu melhor o tempo todo. Faz tudo com muita emoção, aí fica a impressão de ser séria.

Entertainment Weekly: Você recebeu um monte de críticas recentemente por comparar a intrusão dos paparazzi a estupro. O comentário tomou proporções fora de controle muito rápido, e você se desculpou.
Kristen Stewart: Eu sou muito sensível a este tipo de coisa. É um assunto que importa muito para mim. Eu fiz um filme diretamente sobre isso, e outro no qual minha personagem tem uma história terrível de estupro. Eu conversei com um monte de gente sobre isso. Usei a palavra errada. Deveria ter dito “violada”. Mas sou jovem e emotiva. É o jeito que acontece às vezes. Eu provavelmente não deveria dizer isso, mas sinto que as pessoas ficam empolgadas quando vêem que sou eu. É tipo “Ótimo! Vamos pegá-la!” E daí para as pessoas explorarem isso com a desculpa de serem melhores moralmente é ridículo – e me deixou envergonhada por fazer parte disso.

Entertainment Weekly: Você viu tudo acontecer e então pensou, tenho que divulgar um pedido de desculpas?
Kristen Stewart: Não, eu estava na Coreia quando a coisa ficou feia. Meu assessor me ligou e disse que a RAINN havia divulgado esta declaração terrível.
Robert Pattinson: Quem é Rain?
Kristen Stewart: Você sabe, a Rede Nacional sobre Estupro, Abuso e Incesto.
Taylor Lautner: Eu pensei que vocês estavam falando de Rain, a estrela coreana, ou algo do tipo. Pensei “O que eles fizeram? Mandaram Rain atrás de você? O ninja assassino?!”
Robert Pattinson: Nenhuma destas associações resolveu se mostrar e dar uma declaração [criticando Kristen] sem ter sido antes convidada pela mídia – que estava fazendo isso especificamente para conseguir mais acessos em seus websites. Todo o sistema de jornalistas de internet, onde ninguém assume responsabilidade, é praticamente todo baseado em raiva. Todas estas pessoas se safam depois de fazer isso porque não têm responsabilidade para com ninguém. Tudo o que eles precisam é conseguir uma manchete suculenta e as pessoas clicam nela, porque é fácil. É bom fazer parte destes filmes de Crepúsculo porque você tem que dar muitas entrevistas o tempo todo, então pode se defender. É a única forma. Todos nós nos apoiamos. Há tantos nerdzinhos atrás de seus computadores, em seus blogzinhos.
Kristen Stewart: Está vendo, se eu dissesse isso? Crucificação. Você pode dizer muito mais que eu. É insano.
Robert Pattinson: Não é verdade de jeito nenhum. Quando foi que eu disse algo [controverso]?
Kristen Stewart: Você é realmente bom, mas poderia dizer “Acabei de dar uma c***** na cara da Rainha,” e as pessoas iam dizer “Oh, eu o amo! Eu o amo!”
Robert Pattinson: Uma das coisas que realmente me irrita sobre o crescimento de todos estes sites sobre celebridades é que qualquer um que fique famoso – as pessoas estão tão desesperadas para provar que [celebridades] são mais indignas que qualquer pessoa no meio da rua. Porque destruir qualquer esperança para todo mundo? Quando eu estava crescendo, assistindo filmes como Um Estranho no Ninho e coisa e tal, me fez querer fazer coisas. E você não quer acreditar que alguém que você admira…
Kristen Stewart: …é um FDP. Agora eles mal podem esperar para te chamar de FDP quando você nem é um.

O lado bom da fama
Gazette: A melhor coisa vinda de mania “Crepúsculo”?
Kristen Stewart: Eu sempre digo que eu faço filmes pela experiência de vida – literalmente, você rouba do personagem que interpreta – e saber que isso atualmente afeta 100 milhões não apenas de garotinhas, mas que realmente abrange pessoas de todas as idades, isso só me faz sentir bem. É muito diferente de tudo que já experimentei, então essa definitivamente é a melhor coisa.
Robert Pattinson: Apresentar a cerimônia do Oscar e outras coisas é como se fosse muito surreal. … O controle que é dado a você por causa do sucesso de “Crepúsculo” é meio que incrível. É uma sensação maravilhosa.
Tayler Lautner: É viajar o mundo em geral, e ver esse tipo de apoio dos fãs no mundo inteiro. Nós vamos a São Paulo e em seguida vamos para a Cidade do México, vamos para todo o mundo e nós temos fãs lá com a mesma quantidade de paixão em todos os lugares que vamos. É incrível saber que temos esse tipo de apoio dos fãs.

Amanhecer
Revista Time: “Amanhecer” é um livro para maiores. Será transformado em filmes com censura para maiores?
Wick Godfrey: Pessoalmente, acredito que não. Fundamentalmente, eu não acredito que o público da franquia é uma audiência de maiores.

IESB: Algumas pessoas disseram que “Amanhecer” não tem como ser filmado e não é tão bom quanto os outros livros. Como você abordará o livro para fazê-lo dar certo na tela?
Melissa Rosenberg (roteirista): Eu acredito que é filmável e acredito que há uma grande história a ser contada nele. Foi uma manobra bastante ousada que Stephenie fez e aonde ela levou seus personagens. Ela os fez crescer, casar e ter filhos, e fez Bella perceber o potencial máximo de se tornar um vampiro. Foi uma manobra bastante ousada. Acho que perdeu um pouco do público que queria continuar com as fantasias e o desejo. Agora, ela tem tudo, então o que fazer com ele? É um tipo de filme muito diferente e um tipo diferente de história. Definitivamente, há material suficiente para dois filmes, mas, pela primeira vez, há também espaço para respirar um pouco. Há espaço para explorar um pouco e expandir a história. Estou animada em relação a isso.

Entertainment Weekly: Vocês estão prestes a começar a filmar os dois filmes de “Amanhecer” de uma só vez. Vocês assinaram contrato com esta franquia antes de “Amanhecer” ter sido escrito. Quando o leram, pensaram em como isso ia virar um filme?
Kristen Stewart: Sim, definitivamente. Como é que Renesmee vai parecer? Vai ser esse bebezinho com dentes correndo por aí? Vai ser esquisito.

Robert Pattinson: [Risada] “Bebezinho com dentes.”
Kristen Stewart: É. mas eu acho que vai ser legal. Um dos objetivos principais da série é levar Bella a um ponto no qual ela está madura o bastante para tomar uma decisão tão importante, e ela passa por muita coisa. No quarto [filme], ela vai se tornar uma esposa. Ela vai virar mãe. Ela vai se tornar adulta e vampira. Para eu fazer isso tão nova, é preciso que seja acreditável. Então estou realmente empolgada para interpretar isso.

Entertainment Weekly: Algumas pessoas leram Amanhecer como um livro muito pró-vida e Mórmon porque Bella decide ter seu bebê ainda que sua vida esteja em risco. Algo assim incomodou vocês quando leram o livro?
Kristen Stewart: Não, porque fazia sentido. Não querer abrir mão do bebê é sobre ela se agarrar à última coisa que ela teria de abrir mão se não fosse mais humana. Logo depois que ela e Edward dormem juntos pela primeira vez, ela diz “Ai, p****, pode ser que eu queira ser humana por um pouco mais de tempo.” O bebê é só uma versão mais intensa disso.
Robert Pattinson: Eu acho que as pessoas inventam estas referências Mórmons para poder publicar artigos sobre “Crepúsculo” em publicações respeitáveis como o “New York Times”. Até Stephenie [Meyer] disse que não queria dizer nada disso. É baseado em um sonho.

Entertainment Weekly: Os filmes de “Amanhecer” são os últimos na série. Como vocês se sentem sobre tudo isso chegar a um fim em breve?
Kristen Stewart: Em termos de filmá-los, estamos quase prontos. Vamos terminar em março.
Taylor Lautner: Vai ser tão estranho, o último dia de filmagem do último filme.
Kristen Stewart: Eu vou ficar tão triste, também. Tem sido uma das experiências mais loucas e indulgentes como atriz, poder acompanhar uma personagem por tanto tempo.
Taylor Lautner: Eu acho que parar vai ser muito esquisito.

Filmagens no Brasil
Fantástico: No último livro, o casal tem sua lua de mel no Rio de Janeiro. Você sabe se a equipe gostaria de ir ao Brasil para filmar lá?
Robert Pattinson: Eu espero que sim. Mas duvido. Eu já filmei uma cena em “Lua Nova” que deveria ser no Rio de Janeiro, mas foi, na verdade, num galpão em Vancouver (Canadá), com tela verde atrás. Seria incrível gravar no Rio, eu adoraria.

Fantástico: Mas não há nada confirmado?
Robert Pattinson: Não, não há nada confirmado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário